domingo, 10 de outubro de 2010

A pedidos: a receita do petit gateau

Uma receita fácil e deliciosa, e você pode congelar ele ainda cru e assar quando quiser!

Retirado do blog da Claudinha: Feito a mão, um blog com muitas receitas e dicas espertas ;)

O melhor petit gateau do mundo! Que tal uma receita fácil, prática, econômica e deliciosa para adoçar seu final de semana?

Mário é louco por chocolate e todos as sobremesas derivadas desse ingrediente. Para agradá-lo e também às minhas pequenas, que o acompanham na preferência, já testei várias receitas de petit gateau. Quando eu digo várias, são várias meeeeeeeeeesmo.

Mas nenhuma, absolutamente nenhuma delas, se compara à receita que encontrei no Cyber cook. Desconfiei que o negócio era bom a julgar pelo grande número de comentários elogiando a receita.

Não poderia deixar passar sem julgar por mim mesma, porque, em se tratando de culinária, às vezes a aparência engana.

A receita é fácil, prática, econômica e, o melhor de tudo, deliciosa! Não bastasse tudo isso, rende 6 bolinhos, que não é pouco nem muito: ideal para um jantar com poucos convidados. Mas se sua família é menor que isso ou se você quer adiantar o serviço no dia anterior, preste atenção: dá pra congelar os bolinhos nas forminhas ainda crus!!!!! Não é o máximo?

Depois de testar esta receita você não precisará mais gastar os olhos da cara num restaurante. Sim, porque petit gateau é uma sobremesa carinha, né? E a boa notícia é que não precisa ser um ás na cozinha para acertar os bolinhos de primeira. Além da receita, que você encontra no Cyber cook, eu preparei um passo a passo, com fotos, para representar cada etapa da elaboração.

Vamos lá?

Dicas: Ingredientes secos previamente peneirados; forno pré-aquecido na temperatura indicada (180°C); ovos e manteiga em temperatura ambiente, ok?

Ingredientes

200 g de chocolate meio amargo
2 colher(es) (sopa) de manteiga
50 g de açúcar (2 colheres de sopa)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ovos inteiros
2 gemas

Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria.

Unte forminhas de bolinhos com margarina e pulverize chocolate em pó.

Bata os ovos e as gemas de ovo com açúcar na batedeira até ficar bem claro. Se sua batedeira não for planetária isso pode levar uns 20 minutos. Deixe ficar bem fofo e claro. Sem pressa, ok?

Junte a farinha de trigo peneirada e o chocolate derretido, misturando com uma espátula, bem delicadamente.

A massa deve ficar homogênea.

Despeje a massa nas forminhas, sem preenchê-las completamente.

Pré-aqueça o forno e leve para assar. A receita original fala em 5 a 7 minutos (dependendo do forno) até os bolinhos crescerem, mas ficarem com o meio molinho, assim quando cortamos sai aquela calda de chocolate quentinha. No meu forno, testei duas vezes e encontrei 11 minutos como o tempo ideal. Observe como o seu forno se comporta, a impressão é de que o bolinho ainda está cru, mas se você esperar que o garfo saia enxuto, perderá a caldinha característica do petit gateau.

Deve-se desenformar quente, diretamente no prato, acompanhado com sorvete de creme.

O site fala que para congelar basta colocar a forminha cheia, coberta com filme plástico, no freezer e quando for servir deixar o bolinho voltar à temperatura ambiente antes de colocar no forno. Eu não testei o congelamento mas, a pedidos, terei de fazer um estoque no freezer, para eventualidades. O pessoal daqui aprovou e tá pedindo um repeteco!

Bom apetite e um excelente final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado antes de ser publicado.
Obrigada por visitar este blog!